ARCOWEB: SISTEMAS CONSTRUTIVOS INDUSTRIAIS REFORÇAM DEFINIÇÃO DO PARTIDO

Os laboratórios de tecnologia desenhados por Manoel Coelho para o Centro Universitário Positivo (Unicenp), importante universidade curitibana, localizam-se em uma das extremidades do campus, que soma mais de 415 mil metros quadrados de área total. O projeto, que faz amplo uso do sistema pré-fabricado de construção, possibilitou que as edificações desfrutassem de vista privilegiada para generosa reserva de área verde.
Os laboratórios se dividem em dois blocos retangulares, distanciados entre si cerca de 20 metros. O acessoentre eles se dará através de passagem coberta, a ser construída, transversalmente à nova entrada do campus.
Com isso, o projeto de Manoel Coelho cria uma espécie de portal da Unicenp . “Houve uma feliz coincidência na implantação dos laboratórios de tecnologia, já que a via que conduz a eles funciona como eixo da cidade industrial curitibana”, comenta o arquiteto, que já projetou outras edificações para a universidade (leia PROJETO DESIGN edições 267, 273 e 289).
partido do projeto resulta da utilização generalizada do sistema pré-fabricado de construção, desde a estrutura até os elementos de vedação. Coelho enfatiza a intenção de explicitar o uso desses materiais, tanto ao deixá-los aparentes quanto ao privilegiar a linguagem ortogona l, simétrica e racional, na volumetria dos dois blocos edificados.
Por outro lado, a lógica dos deslocamentos também se tornou fator primordial do projeto. A circulação entre os diversos setores do programa – desde as salas de aulas e laboratórios até os gabinetes setoriais – deu origem aos extensos corredores que, externa ou internamente, acompanham longitudinalmente as edificações.
Executado em laje-piso de concreto, o corredor do bloco maior tem cobertura metálica plana, vedada com policarbonato alveolar transparente, o que o assemelha a uma grande varanda. “O belo bosque que o cerca justifica essa denominação”, acrescenta o arquiteto. No outro edifício , o corredor é central e interno.
Em qualquer dos casos, contudo, destacam-se os blocos de circulação vertica l, tanto de escadas quanto de elevadores, que conectam o térreo ao pavimento superior das edificações. Posicionados nas duas extremidades longitudinais do bloco maior e na área central do menor, eles abrigam ainda os lavabos e têm volumetria marcada por poucas aberturas.
“É a relação entre os edifícios, sua implantação e seu entorno que definem o diferencial do projeto ”, conclui Coelho. Vale ressaltar a divisão do programa em duas edificações complementares, de forma a configurar uma praça de acesso à universidade.

 

 

.

 

Nenhum comentário

Postar um comentário