Palestra com Manoel Coelho, um resumo – Projeto Blog

Projeto Blog – Rômulo Lass

Palestra com Manoel Coelho, um resumo

Rômulo Lass

Na quarta feira, dia 12/09/2012, organizamos uma palestra com o arquiteto e urbanista Manoel Coelho na PUC-PR.
Quem não teve a oportunidade de ir conferir ao vivo segue aqui um resumo da ópera.

Começamos com o vídeo lançado alguns dias antes onde levantamos a questão: O que faz o arquiteto?

Coelho começou a palestra contextualizando os estudantes ali presentes sobre a arquitetura curitibana e como tudo, inclusive ele, começou. Desde a criação do curso de Arquitetura na UFPR o qual Manoel se formou arquiteto até como o pessoal vindo dessa escola colocou a mão na massa e transformou a cidade de Curitiba no modelo que é hoje. Após isso passou por inúmeros projetos em que trabalhou ou que estão em andamento, mostrou sua arte na concepção dos câmpus da PUC-PR, da Universidade Positivo e seus novos edifícios que serão levantados em breve, uma escola internacional bilingue e um hotel dentro da própria Universidade Positivo. Mostrou também o projeto do maior hospital do Paraná, uma escola, citou suas duas maravilhosas bibliotecas e finalizou essa apresentação dos projetos com uma proposta em que ele ama: um parque enorme proposto para Curitiba, contendo cinco pavilhões mostrando a evolução da capital do Paraná e uma escola para cursos e pós graduações em urbanismo, cidades, etc.

E finalmente terminou com a chave de ouro. Entre citações no meio da palestra sobre sua indignação do rumo que a cidade está tomando, no final falou coisas muito importantes e inspiradoras para a classe. Disse que é possível fazer sim uma arquitetura ética, coerente com o espaço e com o mercado. Sua maior satisfação é atender ao cliente e aos usuários, que projetos urbanos são mais gratificantes por beneficiarem um número imenso de pessoas e que a sua satisfação vem automaticamente em conseguir atender esses objetivos. Disse que nunca veremos ele apresentar um projeto em que não está satisfeito com o resultado, algo neoclássico por exemplo. Proferiu sobre a importância que o arquiteto tem na cidade, da besteira que fazem destruindo paisagens visando apenas o dinheiro que o mercado imobiliário oferece em troca de projetos absurdos e abusivos. Afirmou estar completamente descontente com nossos líderes políticos atuais, que não escutam e não utilizam o bom sendo arquitetônico para melhorar de fato o município, que estão preocupados com seus assuntos, que quando Curitiba tinha líderes em prol da cidade, a capital evoluiu e se tornou essa bela cidade reconhecida internacionalmente. Lembrou que foi feita tanta coisa boa, que está difícil de ser destruída, mas que a cidade está numa decadência crescente nos últimos 10 anos da nossa história, mas lembrou também que a esperança é a última que morre.

Equipe projetoBLOG e Manoel Coelho.

Foi uma honra tê-lo conosco e conhecê-lo Coelho. Falo em nome de toda equipe. É inspirador ver um profissional com tantos anos de carreira e um legado brlihante para o espaço Curitibano. Seu nome está no DNA dessa cidade. Obrigado.

Nenhum comentário

Postar um comentário