XX CBA com palestra de Manoel Coelho • Fortaleza • Ceará

O arquiteto Manoel Coelho ministrará palestra no XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, que terá como patrono o arquiteto Oscar Niemeyer e como tema do evento a Identidade e Diversidade Profissional.

Mais informações:

XX CBA – Congresso Brasileiro de Arquitetos

Conferencistas: Arquitetura e Regionalidades

Bruno Santa Cecília, Héctor Vigliecca, Manoel Coelho e Sérgio Parada

MANOEL COELHO
O arquiteto Manoel Coelho, nasceu em Florianópolis, SC, em 1940. Formou-se em 1967, com a primeira turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, onde foi professor titular e coordenador do curso por vários anos, participando também da coordenação de implantação dos Cursos de Design, em 1975. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Paraná e ocupou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Curitiba de 1989 à 1990. De 1975 a 1980 coordenou um projeto de Desenvolvimento Urbano para a Cidade de Criciúma, SC, abrangendo Projeto de Identidade Corporativa, Mobiliário Urbano, Sistema de Circulação, Paço Municipal, Centro Cultural e Centro Esportivo. Desde 1973, coordena a área de Planejamento Físico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde desenvolve os projetos de todas as instalações dos Campus e monitora um Programa de Identidade Corporativa que implanta e protege a marca símbolo e a imagem institucional da PUCPR. Proferiu palestras em varias cidades brasileiras e em muitos países; foi homenageado na 5ª. Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo com Sala Especial e recebeu vários prêmios, destacando-se pelos projetos na 3ª. Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; Selo de Excelência na 2ª. Bienal Brasileira de Design e o Grande Prêmio pelo Conjunto da Obra no XV Congresso de Arquitetos Oscar Niemeyer, em 1997.
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETOS – OSCAR NIEMEYER
“IDENTIDADE E DIVERSIDADE PROFISSIONAL”O Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB (fundado em 1921) realizará, entre 22 a 25 de abril de 2014, em Fortaleza- CE, a vigésima edição do Congresso Brasileiro de Arquitetos- XX CBA. O evento acontecerá no novo Centro de Eventos do Ceará, tendo como anfitriã a principal cidade turística da Região Nordeste, com a 5ª. maior população do país.Organizados desde 1945, os Congressos Brasileiros de Arquitetos estão entre os eventos mais tradicionais da Arquitetura Brasileira, com público estimado entre 4mil e 5mil participantes, envolvendo profissionais e estudantes de várias partes do mundo e das mais diversas especialidades, englobando também, com sua feira de negócios, toda a cadeia produtiva da arquitetura e da construção civil. O XX CBA acontecerá num momento histórico especial para os arquitetos e urbanistas e para o Brasil. Atingimos a marca de 106mil profissionais e criamos o Conselho de Arquitetura e Urbanismo- CAU, num cenário de crescimento econômico e diminuição das desigualdades revelados pelo forte aumento do PIB e do IDHM das últimas décadas, juntamente com a realização dos maiores investimentos em infraestrutura de nossa história. Mas, ao mesmo tempo, vivemos um momento de grandes desafios quanto à necessidade de planejamento, de reformas institucionais e de aprofundamento do combate às desigualdades entre classes sociais e regiões, que ainda persistem.Tendo como tema “Identidade e Diversidade Profissional” e como patrono o arquiteto Oscar Niemeyer, o XX CBA visa discutir, através da figura representativa do mais importante arquiteto brasileiro, os desafios e possibilidades da prática contemporânea da arquitetura e urbanismo. As cidades nunca tiveram uma importância tão grande nas discussões sobre o desenvolvimento do país. Mobilidade urbana, habitação de qualidade, desenvolvimento sustentável, preservação do patrimônio cultural e construído e revitalização dos centros urbanos são temas cada dia mais relevantes. O XX Congresso Brasileiro de Arquitetos assume um papel catalisador dessas demandas, buscando fortalecer o papel protagonista que os arquitetos e urbanistas sempre tiveram nas mais importantes questões urbanas do país.Como maior evento dos arquitetos e urbanistas brasileiros, o XX CBA irá fortalecer a parceria entre as entidades nacionais da categoria, juntamente com o Conselho de Arquitetos do Brasil– CAU/BR, que realizará sua primeira Conferência Nacional simultaneamente ao evento. É, portanto, com imenso entusiasmo e satisfação que o Instituto de Arquitetos do Brasil, representado pelo Departamento do Ceará- IAB-CE, entidade organizadora do evento, lhe convida para participar do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, que irá proporcionar momentos de integração, oportunidades de negócios, desenvolvimento profissional, reflexão propositiva, cultura e lazer.

Até breve!

Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB
Odilo Almeida Filho
Vice-Presidente Região Nordeste

 

Nenhum comentário

Postar um comentário