Trajetória do arquiteto Manoel Coelho é registrada em livro e exposição

Fonte: Prefeitura de Curitiba

principal

Referência em arquitetura e design em Curitiba, o arquiteto Manoel Coelho lançou um livro e uma exposição para marcar os 45 anos de trajetória profissional. Curitiba, 13/11/2013 Foto:Cesar Brustolin

 

Referência em arquitetura e design em Curitiba, o arquiteto Manoel Coelho lançou um livro e uma exposição para marcar os 45 anos de trajetória profissional. A exposição “45 Manoel Coelho – Arquiteturadesign” foi aberta na noite desta terça-feira (13), no Museu Oscar Niemeyer (MON) com a presença do prefeito, Gustavo Fruet, e da vice-prefeita, Mirian Gonçalves, entre outras autoridades e personalidades da capital.

Na mesma ocasião foi realizado o lançamento do livro de nome análogo, Manoel Coelho – Arquiteturadesign, com mais de 300 páginas.

O prefeito enalteceu o trabalho realizado pelo arquiteto na cidade e ressaltou que Manoel Coelho faz parte de uma geração que transformou Curitiba. “Ele integra uma geração fabulosa que tornou Curitiba uma cidade diferente para o Brasil, que criou uma cidade conceito, uma referência no país”, afirmou. Fruet também falou sobre o trabalho de designer realizado por Coelho e lembrou que o arquiteto foi o responsável por criar um novo layout para a marca da URBS, empresa de transporte público da capital. “Ele repaginou, requalificou a marca da Urbs. Tem o desenho, a linha, o pensamento que marcam o trabalho de Manoel Coelho. Nosso desafio é o de preservar o trabalho realizado por ele na cidade”, destacou o prefeito.

Diversas autoridades e personalidades marcaram presença no evento. Entre os participantes estavam o secretário municipal de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi; o presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Júnior; o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires; o ex-governador Jaime Lerner e a ex-presidente do MON Maristela Requião; além do presidente do MON, Cristiano Morrisen, e da diretora cultural, Estela Sandrini.

Exposição e Livro

Ao longo de 45 anos de carreira, Manoel Coelho realizou mais de 800 projetos arquitetônicos. A exposição, com curadoria do historiador curitibano Irã José Taborda Dudeque, apresenta um panorama sobre a trajetória do arquiteto e designer. Os trabalhos de Manoel Coelho são apresentados em painéis, com a exibição de fotografias em grandes formatos, desenhos, maquetes, vídeos e exemplares de trabalhos gráficos realizados. A exposição prossegue até 06 de abril. O livro narra de forma mais detalhada todo esse caminho percorrido pelo arquiteto.

Para o curador e historiador Irã Taborda, os edifícios criados pelo arquiteto são, quase sempre, baseados em formas ortogonais e em ângulos de noventa graus. Ele analisa que a produção de Manoel Coelho é bem pouco espetacular.  De acordo com Taborda, basta observar a simplicidade estrutural e funcional do edifício administrativo da PUCPR, a relação simples e eficiente de concreto e alvenaria dos demais blocos daquela Instituição, ou dos prédios didáticos da Universidade Positivo.

História

Manoel Coelho formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1967 – sendo aluno da primeira turma do curso. Na UFPR foi professor titular e coordenador do curso por vários anos. Participou do processo de Planejamento Urbano de Curitiba com projetos para o mobiliário urbano de Curitiba e a revitalização da Praça Osório. Ele também é o responsável pela arquitetura do Centro de Design do Paraná e do Tecnocentro.

Entre as diversas premiações destacam-se o Prêmio pelo Conjunto da Obra no 15°  Congresso Brasileiro de Arquitetos Oscar Niemeyer; Prêmio pelo Projeto de Sinalização e Mobiliário Urbano de Curitiba na 3ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; Prêmio de Excelência na 2ª Bienal Brasileira de Design; além de participações na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires e Bienal Mundial de Arquitetura de Sofia, na Bulgária.

Nenhum comentário

Postar um comentário