24º Opera Prima: a cerimônia de premiação

OS CINCO VENCEDORES E SEUS ORIENTADORES, ALÉM DE MEMBROS DO JÚRI, PARTICIPARAM DA ENTREGA DOS PRÊMIOS EM SÃO PAULO

Publicada originalmente em ARCOweb em 08 de Abril de 2014

São Paulo sediou no último dia 7 de abril a cerimônia de premiação dos cinco vencedores do 24º Concurso Opera Prima, edição em que foram avaliados 329 trabalhos de conclusão de cursos de arquitetura e urbanismo de todo o Brasil, defendidos em 2011 ou 2012. Estiveram presentes os ganhadores da competição e seus orientadores, os membros dos júris regionais e nacional, além dos jornalistas da Arco Editorial.

 

“O retorno do Opera Prima em 2013 é muito importante para nós, afinal este é o mais importante concurso voltado para estudantes de arquitetura do Brasil”, disse o mineiro Bernardo de Andrade Horta, da Universidade Fumec. Ele é o autor do projeto para o Centro Ambiental da Pedreira e teve a orientação de Bruno Luiz Coutinho Santa Cecília.

Todos os vencedores do concurso ganharam troféus, certificados e um tablet iPad. Já o formando Dhiego Magalhães Torrano, da Universidade Católica de Santos, também recebeu um MacBook Pro por ter sido o mais votado no prêmio ‘Escolha do Público’, em pleito realizado entre 24 de fevereiro e 14 de março de 2014 no portal ARCOweb, com o projeto Requalificação Urbana do Perequê, cuja orientação ficou por conta de José Maria de Macedo Filho.

“A maior satisfação de vencer o Opera Prima é saber que o objeto de sua investigação e projeto tem, de fato, importância. É mais um estímulo para eu seguir com meus estudos sobre o tema da habitação social”, disse Torrano. Outro projeto de São Paulo que também foi consagrado é oArquitetura por Subtração, de Henrique Martin Te Winkel (FAU/Mackenzie), orientado por Antonio Carlos Sant’Anna Júnior e Júlio Luiz Vieira.

 

Outra vencedora foi a gaúcha Camila da Rocha Tiesen (Centro Universitário Ritter dos Reis, RS), que teve premiado seu projeto Reciclagem Urbana: Biblioteca‑Parque como Elemento Regenerador, orientado por Helena Karpouzas. E, por fim, houve a proposta vencedora de Adélia Margarida Massimo Ribeiro (Universidade de Brasília), com o projeto Sesc Asa Norte, na capital federal,  orientada pela professora Luciana Saboia Fonseca Cruz.

“Os projetos vencedores são de verdadeiros arquitetos que tem tudo para exercer a profissão com muita responsabilidade e muita liberdade criativa. Houve outros trabalhos que não estão entre os cinco premiados, mas que também são de excelente qualidade. O ensino da arquitetura, porém, ainda precisa avançar muito no Brasil, porque também houve projetos de baixa qualidade. Precisamos ser críticos e corajosos em enfrentar essa realidade e lutar por uma educação de qualidade”, opinou Marcelo Ferraz, um dos membros do júri nacional.

Na etapa inicial de julgamento, os jurados regionais – Adriano Mascarenhas (BA), Felipe Bezerra (RN) e Marco Antonio Borsoi (PE), da região 1; Luciano Andrades (RS), Manoel Coelho (PR) e Sérgio Marques (RS), da região 2; os paulistas Fernando Forte, Marcelo Ferraz e Mario Biselli, da região 3; Alex Maymone (MS), Daniel Mangabeira (DF) e Sérgio Parada (DF), da região 4; Carla Juaçaba (RJ), Cristina Engel de Alvarez (ES) e Gustavo Penna (MG), da região 5 – selecionaram 25 finalistas, que seguiram para o crivo do júri nacional, este formado por Marco Antônio Borsói, Manoel Coelho, Marcelo Ferraz, Sérgio Parada e Gustavo Penna.

A primeira fase teve a escolha dos trabalhos de graduação 2011 e 2012 pelas próprias universidades, para posterior análise dos júris regionais. A partir de critérios orientativos de análise, via sistema de acesso remoto, os jurados elegeram os 25 finalistas em rodadas de validação através de conferências eletrônicas. O júri nacional seguiu os mesmos critérios e cada um forneceu suas notas aos finalistas, para então validarem o resultado final em reunião presencial, ocorrida no dia 31 de janeiro de 2014 na sede da Arco Editorial, em São Paulo.

Veja, na galeria de fotos, como foi a cerimônia de entrega.

Fotos: Claudia Mifano

 


 

 

Nenhum comentário

Postar um comentário